quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Sobre amizade

Aquilo em que se empenha um homem com diligência, disso ele naturalmente gosta. Empenham-se os homens dililgentemente no que é mau? De modo algum. Bem, empenham-se então no que de todo não lhes concerne? Igualmente não. Tem-se, assim, que se empenham com diligência apenas no que é bom e se estão diligentemente aplicados nisso é por o amarem. Quem quer que entenda o que é bom, então, pode também saber como amar; mas quem não distingue bom de ruim e o que nem bom nem mau é de ambos pode ter o poder do amor? Amar, então, está somente em poder do sábio.

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Pois universalmente, não estando enganado, todo animal não se apega a nada tanto quanto ao seu próprio interesse. O que então lhe parece impedimento a tal interesse, seja isto um irmão, um pai, um filho ou amante, ele odeia, despreza, maldiz: pois é de sua natureza nada amar tanto quanto o seu próprio interesse; isto é pai, irmão, parente, pátria e Deus. Quando os deuses parecem ser impedimento disso, são execrados e têm demolidas suas estátuas e queimados seus templos, como fez Alexandre, mandando incendiar os templos de Esculápio quando seu amigo querido morreu.

Por esse motivo, se um homem pôs no mesmo lugar seu interesse, santidade, bondade e pátria, pais e amigos, tudo isto está assegurado: mas se põe em um ponto seu interesse e noutro seus amigos e pátria e parentes e a própria justiça, todos estes desaparecem sob o peso do interesse. Pois onde o "Eu" e o "Meu" estão, para ali o animal tende: se na carne, ali está o governo: se na vontade, é aí que ele está: e se é no que lhe é externo, é lá, então. Assim, se estou onde está o meu querer, só assim serei o amigo que devo ser, e filho, e pai: pois isto será meu interesse, o manter-me fiel, modesto, paciente, abstinente, ativamente cooperador, atento às minhas relações. Mas se me ponho num lugar e noutro a honestidade, então a doutrina de Epicuro se fortalece, essa que afirma inexistir honestidade ou ser ela o que diz a opinião.

Epicteto, Discursos, Livro 2, Capítulo 22
Versão da tradução de George Long

(On friendship

What a man applies himself to earnestly, that he naturally loves. Do men then apply themselves earnestly to the things which are bad? By no means. Well, do they apply themselves to things which in no way concern themselves? Not to these either. It remains, then, that they employ themselves earnestly only about things which are good; and if they are earnestly employed about things , they love such things also. Whoever, then, understands what is good, can also know how to love; but he who cannot distinguish good from bad, and things which are neither good nor bad from both, can he possess the power of loving? To love, then, is only in the power of the wise.

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For universally, be not deceived, every animal is attached to nothing so much as to its own interest. Whatever then appears to it an impediment to this interest, whether this be a brother, or a father, or a child, or beloved, or lover, it hates, spurns, curses: for its nature is to love nothing so much as its own interest; this is father, and brother and kinsman, and country, and God. When, then, the gods appear to us to be an impediment to this, we abuse them and throw down their statues and burn their temples, as Alexander ordered the temples of AEsculapius to be burned when his dear friend died.

For this reason if a man put in the same place his interest, sanctity, goodness, and country, and parents, and friends, all these are secured: but if he puts in one place his interest, in another his friends, and his country and his kinsmen and justice itself, all these give way being borne down by the weight of interest. For where the " I" and the " Mine" are placed, to that place of necessity the animal inclines: if in the flesh, there is the ruling power: if in the will, it is there: and if it is in externals , it is there. If then I am there where my will is, then only shall I be a friend such as I ought to be, and son, and father; for this will he my interest, to maintain the character of fidelity, of modesty, of patience, of abstinence, of active cooperation, of observing my relations. But if I put myself in one place, and honesty in another, then the doctrine of Epicurus becomes strong, which asserts either that there is no honesty or it is that which opinion holds to be honest.

Epictetus: The Discourses: Book 2: Chapter 22
George Long, translator)

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